20.9.12

Docs 4 Kids 2012



Para onde se estende o nosso olhar? De que forma passa uma nuvem no céu? A que velocidade cai a água de uma cascata? Que minhocas comem os pássaros? De que forma vestimos uma camisa? Neste atelier vamos “entrar” dentro de dois filmes que nos convidam à observação – da natureza, de andamentos da terra e das mãos, de bichos e da passagem do tempo. A partir do movimento e do desenho, vamos criar novos espaços com linhas e formas que nomeiam quem somos.

Sous le ciel, de Olivier Dury, 16’, França, 2012
A presença dos elementos é aqui escrutinada com a precisão pontilhista de um olhar atento, observando o momento em que a matéria revela a sua estranheza: o fogo insaciável prolonga-se silenciosamente na dureza monumental da rocha, uma planície gelada demonstra uma delicadeza inesperada quando o vento levanta o manto de neve… De repente, uma aparição.

Behind the Fence, de Marcin Sauter, 12’ Polónia, 2005
“Uma das principais motivações para a realização deste filme era a tentativa de regressar ao tempo da infância, às férias e ao calor do Verão. Lembro-me dessas sensações, quando o número infinito de detalhes importantes, coisas para descobrir, histórias a desvendar e assuntos a pensar faziam que cada dia parecesse durar eternamente.” Marcin Sauter

Coordenação de Maria Remédio
Informações e inscrições: 962 104816 / docs4kids@doclisboa.org/ doclisboa 2012

No comments: